Dados e números importantes na hora de defender a Mídia Exterior. Recall de Midia Exterior no Nordeste Mídia exterior é a denominação dada aos meios de comunicação de massa que expõe propagandas e publicidade ao ar livre. Assim como a mídia impressa que inclui revistas, jornais, panfletos e a mídia eletrônica, que inclui televisão, rádio e internet, a mídia exterior possui diversos meios e formatos para divulgar as suas mensagens publicitárias nas regiões onde atua. A diversidade de produtos e formatos, que se adéquam aos contornos urbanos tornando-se muitas vezes parte da paisagem e da cultura daquele local, a exemplo do Times Square, fazem da mídia exterior um meio de comunicação dos mais versáteis existentes, o que possibilita aos departamentos de criação das agências soltarem a imaginação no desenvolvimento de suas mensagens. O contínuo crescimento dos centros urbanos visivelmente observados nos últimos anos, com suas populações vivendo cada vez mais fora de suas residências e em constante deslocamento de casa para o trabalho, do trabalho para faculdade, academia, shoppings, acompanhado do significativo aumento dos engarrafamentos, fizeram crescer consideravelmente o tempo de exposição do público ás mensagens veiculadas pela mídia exterior (gráfico 01). Somando-se este aumento de exposição a criatividade e inovação das peças publicitárias, a Mídia Exterior atingiu índices de atratividade (gráfico 02) superiores a veículos tradicionais de comunicação como revistas, rádio e jornais, alcançando índices de recall acima da metade da população entrevistada em pesquisas (gráfico 03). A antiga carência de dados sobre a eficácia da mídia exterior, que de certa forma atrapalhava o planejamento dos departamentos de mídia das agências foi paulatinamente sendo superados pelo surgimento de pesquisas que apontam não só o crescimento do setor, que abocanhou nos últimos anos parte das verbas publicitárias de outros veículos, como também comprovaram a eficácia desta mídia em alcançar o objetivo final dos anunciantes, ou seja, as vendas dos produtos e serviços (Gráficos 04 e 05). Tempo Médio de Exposição aos Meios de Comunicação Dias Úteis (hrs) Gráfico 01 O tempo de exposição à Mídia Exterior é similar as principais mídias tradicionais. As pessoas que passam maior tempo fora de casa são homens, pertencem a faixa etária de 16 a 40 anos, com ensino superior e das classes socioeconômicas AB. Atratividade dos Meios de Comunicação (%) Escala de 5 pontos (1 significa não chama a atenção e 5 significa chama muito atenção) Gráfico 02 A Mídia Exterior é o segundo meio considerado mais atrativo (chama a atenção) pela população. Estimulada (Propaganda em Mídia Exterior - Nos últimos 30 dias) Gráfico 03 A lembrança das pessoas que viram propaganda nas ruas nos últimos 30 dias atingiu mais da metade da população, 9% a mais que em 2005, e quando estimulada o índice de recall é incrementado em 27%. Motivação na Compra de Produtos Anunciados Gráfico 04 O nível de motivação na compra de produtos da Mídia Exterior cresceu 7% desde 2005 e apresenta uma das melhores porcentagens em relação à compra efetiva de produtos anunciados. Pesquisa: Sob encomenda da Clear Channel e realizada pelo Instituto Datafolha Cidades. (SP) MÍDIA MAIS EFICAZ NÍVEL DE MOTIVAÇÃO DE COMPRA PELOS MEIOS (RU): Gráfico 05 Obs.: Nível de motivação foi calculado considerando somente os entrevistados que possuem acesso aos meios em estudo. Pesquisa: Sob encomenda da Clear Channel e realizada pelo Instituto DATACENSO. Janeiro / 2007 (SP)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda Toque no Altar

Daniel Carvalho (Scooby) Ex Toque no Altar , Raiz Coral se Prepara para um Novo CD solo

Radios do Rio de Janeiro

FEST GOSPEL - 2011

"PENTECOSTAL" O NOVO CD DE ROBSON NASCIMENTO

“Festa de Casimiro de Abreu” com Toque no Altar

Irmão Lázaro faz Live na web e lança projeto em vídeo

Lázaro e PG no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu