Talentos da Black Music - Dj Alpíste

Dj Alpiste despontou no final dos anos 80, como vigoroso e talentoso DJ da Black Music brasileira. Foi um dos pioneiros do movimento Hip-Hop no Brasil. Em 1987, entrou para a equipe Zimbabwe, conhecida por realizar grandes bailes Black nas periferias de São Paulo, passando pela Black Mad e pela Band FM.

Naqueles dias, conheceu JR.Blaw e juntos formaram o "Stillo Selvagem", conhecido grupo de Rap paulistano que deu origem ao movimento. Acompanhou ainda o surgimento de outros nomes em São Paulo, como Thaide e DJ Hum, e teve a oportunidade de trabalhar junto com o Sampa Crew e Geração Rap. Logo ficou patente que ainda bem jovem chegava para ficar e grafitar seu nome no hall da fama da Black Music.

Criado ouvindo muita música negra desde os seis anos de idade, cresceu colecionando discos e logo começou a tocar em festas na casa de amigos, nos fins de semana. Suas maiores influências foram: o Funk dos anos 70 e 80 como Zapp, Earth Wind and Fire, Stevie Wonder, Michael Jackson, Marvin Gaye, Kool and the Gang, Confunkshun e Gap Band. Foi nesse universo musical que se tornou DJ e, logo depois, um dos mais conhecidos MCs da atualidade.

Mas um encontro mudaria para sempre a badalada vida do DJ. Em 1992 reencontrou um amigo de infância que falou sobre fé, plano de salvação e vida eterna, falou do encontro pessoal com JESUS e o convidou para uma reunião de música gospel que se realizava na Igreja Renascer em Cristo no bairro do Cambuci, em São Paulo. Dentro daquele templo, o conhecido DJ Alpiste foi alcançado através da música e pela palavra de poder de um servo de Deus, aceitando Jesus.

Em seguida, conheceu a Banda Kadoshi, que lhe deu a primeira oportunidade de mostrar um rap evangélico quando ainda não existia o estilo dentro das igrejas.

Foi o início de um ministério de sucesso. Vieram dois discos e viagens pelo Brasil inteiro cantando e dando o seu testemunho. Passado esse período, já conhecido pelo grande público gospel, veio o convite para gravar o primeiro CD solo intitulado "Transformação", em 1996, onde teve destaque a música "Depois do casamento" que até hoje é muito pedida nas rádios e nos shows que realiza. Em 1998, o segundo CD: "Efésios 6.12" com a polêmica música "O Inimigo" que vendeu mais de 100 mil cópias e colocou o Rap Gospel de vez no cenário nacional. Em 2001, depois de voltar dos Estados Unidos onde morou por um ano, produziu o CD "O Peso da palavra" com a música mais dançante de sua carreira que é "Louvado seja", e as viagens pelo Brasil continuaram a arrebatar milhares de jovens através da forma peculiar de cantar rap. Em 2003, chegou às lojas o CD "Fanático", onde se destacaram várias musicas, como "Cidade nua", "Na quebrada" e "Fanático", dando início a um novo projeto que se findaria um ano depois com a gravação do CD e DVD Acústico. Esse, muito elogiado pela crítica e premiado com o Hutúz, na categoria melhor CD de Rap Gospel e no Troféu Talento como melhor albúm de Rap todos os dois no ano de 2004. O lançamento desse CD ocorreu na casa de show Olympia, em SP, que na ocasião estava lotada. Depois da saída da Gospel Records, gravadora que o lançou no mercado gospel, DJ Alpiste gravou em 2006 o cd "Coisas que você precisa ouvir", e fez um tour pela Europa, passando por Portugal e Itália. Em 2007, veio o Mixtape "Pra sempre", que também foi premiado, só que dessa vez com o Troféu Talento como melhor CD de Rap.

No ano de 2008, DJ ALPISTE resolve produzir seu mais novo álbum "Arrebatador", com participações muito especiais para deixar o CD ainda mais notável. São dele as palavras: "É uma nova etapa na minha vida. Eu demorei mais de um ano para fazer todas as músicas e fiz da forma que eu queria! O novo CD é o oitavo trabalho da carreira. Eu mesmo produzi as músicas e escrevi todas as letras, tem as participações especiais de Pregador Luo, Lito Atalaia, Mano Reco, Naldo Dee, Marcio Attack Versos, Rappin Hood e MC Carlinhos. Foi gravado no mesmo estúdio onde fiz meus trabalhos anteriores, no "Atelier Studio", pelo Vander Carneiro, que é quem cuida da qualidade musical dos meus CDs. Gostei muito do produto final, me surpreendeu bastante, espero que a galera goste, pois foi feito com muito carinho e dedicação para a Glória de Deus. O nome é justamente para chamar a atenção das pessoas para o arrebatamento, o assunto de todo o CD gira em torno disso. Quero que as pessoas parem e se examinem".

No ano de 2009, ele continua fazendo uma maratona de shows divulgando o trabalho “Arrebatador”, pretende aumentar o número de acessos no seu novo site www.djalpiste.net, que foi feito com o máximo de informações possíveis sobre o trabalho do DJ, criando uma total interação entre o artista e seus fãs, que podem falar a qualquer hora diretamente com Alpiste. Outro esforço é levar para todo o Brasil a campanha "Sou Legal: Não baixo músicas na Internet", que combate a pirataria virtual. Ele explana: "Há alguns anos fui alertado por amigos músicos que o mercado não andava bem devido à pirataria. Comecei a estudar o assunto a fundo e me surpreendi com a dura realidade que é a pratica criminosa usada na Internet. Baixar um CD se tornou mais fácil que comprar uma cópia num camelô, e esses sites muitas vezes são disponibilizados por igrejas, o que é algo inadmissível. Essa prática criminosa está prevista em lei, e é passível de pena de prisão, mas como tudo em nosso país acaba em pizza resolvi sacudir a mídia, as igrejas e a classe artística junto com a MR1, agência que cuida atualmente da minha imagem, para que todos se mobilizarem em torno de uma única luta contra esse crime virtual. O objetivo é a regulamentação em lei e fiscalização por parte dos órgãos públicos desses sites que disponibilizam o download pirata. Espero que as pessoas criem uma consciência sobre o assunto e nos ajudem a mudar essa realidade imposta pela internet, finaliza.”

Na quebrada do Criador, DJ Alpiste encontrou o seu lugar. Mais amadurecido, ele mostra que seu hip hop é muito mais que uma cultura: é uma filosofia de vida!

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda Toque no Altar

Daniel Carvalho (Scooby) Ex Toque no Altar , Raiz Coral se Prepara para um Novo CD solo

Radios do Rio de Janeiro

FEST GOSPEL - 2011

"PENTECOSTAL" O NOVO CD DE ROBSON NASCIMENTO

“Festa de Casimiro de Abreu” com Toque no Altar

Irmão Lázaro faz Live na web e lança projeto em vídeo

Lázaro e PG no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu