Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 3, 2012

Dormir pouco pode envelhecer o cérebro

Imagem
Quatro recentes estudos mostram a relação entre sono ruim ou insuficiente e o declínio das funções mentais. Saiba mais Dormir pouco ou mal pode fazer bem mais do que prejudicar o humor. Quatro novos estudos sobre o tema se somam às evidências científicas de que a quantidade e a qualidade do sono podem estar relacionadas à deterioração mental e ao desenvolvimento de demência e Alzheimer. Dormir pouco ou demais foi igualado a dois anos de envelhecimento do cérebro em um estudo. Outra pesquisa concluiu que pessoas com apneia obstrutiva do sono – respiração interrompida durante o sono – eram duas vezes mais propensas a desenvolver demência em comparação com pessoas sem o problema. Um terceiro estudo sugere ainda que a sonolência diurna excessiva pode predizer o declínio cognitivo em na terceira idade, e uma quarta pesquisa relacionou padrões de sono alterados ao desenvolvimento de placas amiloides – indicadores da doença de Alzheimer. “Se as alterações do sono, como apneia obstrutiva e …

Justiça nega retirada de ‘Deus seja louvado’ nas notas de real

Imagem
Posted by miqueias Souza
A justiça rejeitou nesta quinta-feira o pedido do Ministério Públlico Federal (MPF) de São Paulo de retirada da expressão “Deus seja louvado” das notas de real.
Segundo a juíza federal Diana Brunstein, a expressão nas cédulas monetárias “não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não a crença assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades".
Além disso, a juíza argumenta que não foi realizada nenhuma consulta a uma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação quanto ao assunto.
"A alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade", diz Brunstein.
O MPF alega que a expressão nas cédulas de real viola os princípios da laicidade, da liberdade religiosa e o da legalidade.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), responsável por incluir a frase n…