Como usar a Inteligência Emocional para lidar com conflitos no ambiente de trabalho

"  Há pessoas que choram por saber que as rosas tem espinhos; outras há que gargalham de alegria por saber que os espinhos tem rosas ."

     De todas as Formas de manifestação de estresse gerado pela globalização, tecnologia, competição etc., acredito que a mais comum seja o desequilíbrio emocional. O limiar de frustação das pessoas já está quase no limite, o que as faz perder o controle de suas emoções com acontecimentos pequenos, que muitas vezes acabam atuando apenas como uma gota d'água. Isso tem ocorrido em vários ambientes e setores, deixando de ser um acontecimento específico para se tornar um fator preocupante.
      Veja bem: sair na rua é estressante, especialmente nos grandes centros urbanos. Vivemos enjaulados,cercados de grades; temos medo de assalto e por isso andamos apressados e circulamos em nossos carros com as janelas fechadas. O trânsito é caótico e desrepeitoso; Ao chegar no trabalho não estamos mais em nosso estado natural, muito menos tranquilos, calmos e pacíficos. Costumamos chegar ao trabalho no mínimo agitados, quando não frustados ou irritados.
     Fala-se muito em Inteligência Emocional no trabalho; no entanto acreditamos que a maior parte dos profissionais não insere, realmente, esse conceito na sua vida prática. Talvez isso ocorra por que entendem que o controle das emoções deve ser aplicado apenas por quem trabalha com gestão de pessoas ou simplesmente pela falta de consciência da grande relevância que esse conceito pode ter na carreira profissional da grande população.
    Outro dia esta num consultório médico quando um paciente literalmente deu um chilique porque chegou antes do horário marcado e a médica não podia atendê-lo imediatamente. Uma profissional fez um escândalo quando não encontrou alguém á sua disposição para acertar detalhes contábeis com ela no tempo que dispunha naquele dia ; outra deixou um curso alterada porque não concordava com a opinião do demais em um dos assuntos discutidos. O diretor de uma empresa comentou conosco que tem hoje 20 pessoas afastadas por depressão em um quadro de 120 funcionários.

    O que está acontecendo para que as pessoas percam o controle ? 
  
Trabalhamos em equipe- dentro e fora da empresa. Em uma época em que as palavras de maior validade são networking e parceria, pessoas e profissionais esquecem de avaliar as consequências de seus atos e de prever como ficará sua situação de acordo com eles dentro um contexto maior. Se o fizessem, buscariam outras opções e decisões para agir substituindo as explosões impetuosas e impensadas. É preciso ter um mínimo de equilíbrio emocional para conviver em sociedade, para ter um trabalho com bons resultados e fazer parcerias de sucesso, evitando, assim, desgastes e rupturas. O sucesso depende de um conjunto de habilidades, entre elas o equilíbrio emocional e de relacionamentos. É a somatória dessas competências que importa. De que adianta um  excelente executivo(a) que fez faculdade de primeira linha, tem domínio de três idiomas, MBA e exposição internacional se o profissional não tem equilíbrio emocional para conduzir negociações, aguentar e superar frustrações, vencer obstáculos e crises e ainda motivar sua equipe?
       É preciso que cada um repense sua atitude e se reposicione perante o mercado para não perder de vista seu foco. Hoje o mundo gira em torno de resultados, não podemos nos dar ao luxo de tomar atitudes impensadas sem balancear suas consequências. A falta de equilíbrio entre as diversas competências individuais pode atrapalhar o desenvolvimento dos projetos de sua empresa e comprometer resultados.

Fonte; Stephen R.Covery, em seu livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.  

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda Toque no Altar

Daniel Carvalho (Scooby) Ex Toque no Altar , Raiz Coral se Prepara para um Novo CD solo

Radios do Rio de Janeiro

FEST GOSPEL - 2011

"PENTECOSTAL" O NOVO CD DE ROBSON NASCIMENTO

“Festa de Casimiro de Abreu” com Toque no Altar

Irmão Lázaro faz Live na web e lança projeto em vídeo

Lázaro e PG no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu