CHORANDO JUNTOS

Quando um corpo se cobre de lágrimas diante de nós e a falta de perspectiva é uma sombra imensa sobre a vida de nosso amigo ou amiga, podemos ser inspirados por Deus para confortar.
Assim, se queremos oferecer uma palavra de consolo, como parte de nossa compaixão, devemos dizer que a Bíblia não explica o sofrimento, mas nos mostra Deus sofrendo conosco. O ápice desta dor-conosco foi a morte do seu próprio filho na cruz. Jesus evitou algumas mortes, como faz até hoje, mas chorou por todas, inclusive pelas de agora.
Se tivermos oportunidade, pode ser fonte de ânimo sugerir ao nosso amigo que seja grato àquele que partiu honrando a sua memória. Dizer-lhe apenas que a vida continua é verdadeiro mas doloroso demais. Uma boa maneira de honrar a memória de uma pessoa querida é levar adiante o projeto que tinha em comum conosco. Se, por exemplo, o casal tinha sonhos para os filhos, cabe a quem ficou agir para que os desejos se realizem. Se quem morreu estava envolvido num projeto, quem ficou pode torná-lo real. Discretamente sugiramos, sem corrigir e sem ensinar, que como a vida segue, a continuidade pode ser a obra da vida de que ainda a tem. A gratidão pelo outro perpetua a história do outro.
Ouvindo o outro e tornando nossa a sua dor, pode ser que entendamos ser útil recomendar, sem insistir, que o nosso amigo procure ajuda, primeiramente em nós mesmos e -- quem sabe -- com algum profissional da escuta, capaz de ajudar a organizar os seus pensamentos e a olhar para a frente. Até mesmo esta sugestão deve ser feita com muito cuidado, para que possa ser ouvida e levada a cabo, mesmo que demore um pouco.
A regra de ouro é sempre a compaixão, a amorosa e cuidadosa compaixão. [FIM]


Israel Belo de Azevedo
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda Toque no Altar

Daniel Carvalho (Scooby) Ex Toque no Altar , Raiz Coral se Prepara para um Novo CD solo

Radios do Rio de Janeiro

FEST GOSPEL - 2011

"PENTECOSTAL" O NOVO CD DE ROBSON NASCIMENTO

“Festa de Casimiro de Abreu” com Toque no Altar

Irmão Lázaro faz Live na web e lança projeto em vídeo

Lázaro e PG no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu