ESCUTAS TELEFÔNICAS


Uma das marcas da chamada vida moderna é o desenvolvimento das tecnologias de informação, que permitem que conversemos a distância com outras pessoas, mas que também possibilitam que essas conversas sejam gravadas lícita ou ilicitamente por estranhos ao diálogo e posteriormente, às vezes, tornadas públicas.

Quando algumas dessas conversas são publicadas, informações novas sobre determinados fatos são apensadas ou facetas novas ou inimaginadas sobre o caráter das personagens envolvidas são demonstradas. As revelações provocam ações várias por parte do sistema de justiça e reações distintas por parte das pessoas que ouvem os conteúdos de conversas até então secretas.
Esta marca da vida moderna nos ajuda a compreender a velha frase sobre o caráter, segundo a qual caráter que é o que fazemos quando achamos que ninguém está vendo, ou que é o que falamos quando não imaginamos que estejam gravando.
Quem foi gravado pode espernear, até com razão, por ter sido desrespeitado em sua privacidade. Quanto a nós, as revelações de conversas (gravadas) ou atitudes (filmadas) devem nos convidar a refletir sobre quem somos. As surpresas diante dos conteúdos revelados sobre os outros nos convidam a comparar o que fazemos em particular com o que fazemos em público ou para o público.
Claramente perguntemos: se gravassem as nossas conversas, elas escandalizariam nossos familiares e amigos? Nossos filhos escutariam palavrões inéditos? Nossos cônjuges saberiam de traições surpreendentes? Nossos amigos ficariam decepcionados com o que dizemos a respeito deles ou com o modo como conduzimos os nossos negócios?
O ideal para cada um de nós é que nossas conversas privadas não nos envergonhem, se forem publicadas.

Fonte 
Israel Belo de Azevedo
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda Toque no Altar

Daniel Carvalho (Scooby) Ex Toque no Altar , Raiz Coral se Prepara para um Novo CD solo

Radios do Rio de Janeiro

FEST GOSPEL - 2011

"PENTECOSTAL" O NOVO CD DE ROBSON NASCIMENTO

“Festa de Casimiro de Abreu” com Toque no Altar

Irmão Lázaro faz Live na web e lança projeto em vídeo

Lázaro e PG no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu