COMO IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE MARKETING INTERNO

   Ao começar a planejar e implementar um processo de Marketing interno, algumas diretrizes devem ser observadas . Em primeiro lugar, o Foco Interno do marketing interno deve ser reconhecido e totalmente aceito pela alta direção. Os funcionários percebem que a alta direção os considera importantes ao permitir que participem do processo, tanto em processos de pesquisa interna quanto no planejamento de seu ambiente de trabalho, metas e escopo de suas tarefas, rotinas de informação e feedback e campanhas externas. Quando os funcionários perceberem que podem se envolver na melhoria de algo que é importante para eles,ficarão mais propensos a comprometer-se com o negócio e com as metas da estratégia de marketing interno.

   Entretanto, o foco externo de um processo de estratégia de marketing interno nunca deve ser esquecido. É claro que melhorar o ambiente de trabalho e as tarefas para os funcionários é um importante objetivo por seu próprio mérito. Não obstante, é o impacto de marketing externo causado pelos funcionários que é o foco definitivo do marketing interno. O objetivo final é melhorar a mentalidade e o desempenho dos funcionários como profissionais de marketing em tempo parcial. Consequentemente, os focos internos e externos do marketing interno caminham de mãos dadas.

   Além do mais, é preciso sempre lembrar que o processo de marketing interno falhará se for visto como simplesmente tático e introduzido somente no nível de contato com o cliente envolvendo apenas funcionários de contato. Esse nível, sozinho, não pode gerar uma cultura de serviço na organização, nem atingir os muitos funcionários de suporte que também tem de funcionar como profissionais de marketing em tempo parcial internamente. Somente em situações em que já existe um sólida cultura de serviço é que o marketing interno promovido, por exemplo, por uma campanha de publicidade ou por um novo serviço, pode ser dirigido a um grupo-alvo específico, digamos , funcionários  de contato de um certo departamento. Em todas as outras situações, o marketing interno tem de envolver todos na organização, começar com a alta administração e incluir a gerência intermediária e supervisores. Como já foi dito, suporte contínuo da administração ao marketing interno, e não somente de boca para fora, mas com envolvimento ativo no processo, é uma necessidade absoluta.

   Finalmente, o marketing interno é um processo contínuo. A organização necessita de constante atenção da alta direção. Mudanças na estratégia, nas tecnologias usadas nos processos de serviço e no marketing externo devem ser sempre cuidadosamente introduzidas nas organização. Mudar a cultura corporativa para direção orientada a serviço leva tempo, e a alta direção deve entender e dar o tempo que for necessário. Depois disso, a cultura de serviço terá de ser cultivada continuamente.

UMA BORDAGEM PARA MOTIVAR FUNCIONÁRIOS     

  1. Competir por funcionários talentosos
  2. Oferecer uma visão que acrescente propósito e significado aos seus trabalhos.
  3. Assegurar que os funcionários tenham as habilidades e o conhecimento necessários para fazer seu trabalho excelentemente.
  4. Criar equipes de pessoas que podem dar apoio umas ás outras.
  5. Alavancar o fator liberdade.
  6. Incentivar realizações mediante medição e recompensas.
  7. Basear decisões sobre a descrição dos cargos apoiados em pesquisa.

   Essas sete diretrizes fazem muito sentido; todavia,nem sempre é tão fácil implementá-las. Os funcionários precisam ter autonomia e poder para executar seu trabalho, mas também precisam do suporte de boa administração, sistema de suporte, tecnologia e informação. Também precisam de treinamento para adquirir as habilidades necessárias a um desempenho eficaz. A maioria das pessoas sente-se motivados a apresentar um desempenho melhor se tiverem liberdade para pensar,analisar, tomar decisões e agir. Para poder fazer isso, precisam de conhecimentos e habilidades de modo a se sentirem seguras em uma posição fortalecida. Tudo começa com os procedimentos de recrutamento. Quanto melhores forem as pessoas que a empresa conseguir contratar desde a saída, mais efetivamente elas cumprirão seus papéis como profissionais de marketing em tempo parcial e seus outros deveres. A despeito de toda sua tecnologia , uma empresa é apenas tão boa quanto o seu pessoal. Mesmo assim, quantas vezes as empresas violam algumas ou todas essas diretrizes ao contratar e gerenciar profissionais de contato com clientes ou funcionários de suporte e seus supervisores e gerentes. 

   
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