Qual a sua Necessidade

Sabemos que todos tem problemas consigo mesmos e podemos estar certos de que a existência de tais problemas internos não significa, necessariamente, anormalidade psíquica. Toda uma sobrecarga de dificuldades, dúvidas e conflitos impõe-se normalmente a cada um de nós em nossas atividades diárias. Os chamados problemas e situações desagradáveis exigem que cada um se utilize de recursos que facilitem colimar soluções mais confortáveis. É claro que o esforço para conseguir tais soluções pode vir a determinar um desgaste psicológico e precipitar uma espécie de esvaziamento de energia psíquica dando lugar a uma sensação interna de pressão, consumidora do tônus vital e ameaçadora daquele equilíbrio que conseguiria vencer um estado de apatia e perda de motivação.
A compreensão deste desgaste racional fica mais fácil se observamos que assim como os obstáculos do mundo físico geram consumo de energia, requerendo a intervenção de qualquer tipo de força para serem suplantados, no mundo psíquico também o mesmo acontece. Uma vez que alguém se vê diante de um impasse , há que reagir para livrar-se da situação conflitiva e nesse momento o reduto de forças internas é solicitado a entrar em ação, para que providências sejam tomadas, tendo em vista a solução do problema, eis aí aquilo que leva ao desgaste da energia interior.
A cada comportamento há que se fazer com que o reduto de recursos pessoais seja utilizado. Isso não quer dizer que tais recursos cheguem a se esgotar definitivamente; pelo contrário, eles vão se recompondo e, a cada obstáculo vencido, a pessoa sente-se como que realimentada em si própria e mais disposta a enfrentar novas etapas que aparecerão no futuro, do decorrer de sua vida . CASO NÃO POSSA FAZÊ-LO SOZINHA , de compreender que precisa de ajuda.
Fonte: Psicologia Aplicada

Nenhum comentário:

Notícias

Thiara Lopes - Bastidores da Gravação do Clipe "Canção dos Imperfeitos" ...

Pessoal dia 03 de Abril estréia mais um Clipe de Thiara Lopes " Canção dos Imperfeitos " . O clipe foi gravado em Israel ...

Saiba mais !