sexta-feira, agosto 06, 2021

A QUESTÃO HABITACIONAL E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

 


Sabe-se que a questão habitacional é um tema muito importante na sociedade brasileira. Desde a abolição da escravatura, os negros e pobres foram marginalizados e segregados da população, sendo obrigados a habitarem em locais inapropriados, de risco, sem esgoto e condições básicas de vida.

Com o passar dos anos algumas mudanças foram feitas para minimizar esta desigualdade social. Em 2004, o Ministério da Cidade criou a Política Nacional de Habitação para estruturar um sistema capaz de atingir a população de baixa renda. Através, por exemplo, do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, que de acordo com o artº 7° da Lei 11.124/2005, gerencia e centraliza recursos para programas sociais.

Os avanços nesta área foram garantidos, principalmente pela participação popular e os movimentos sociais vivenciados na história da sociedade brasileira e o profissional de Serviço Social têm um papel indispensável nestas mudanças significativas para a população menos favorecida.

Primeiramente, o Assistente Social pode exercer o papel de orientação e mobilização sobre práticas participativas, como os Conselhos, Audiências Públicas, Conferências, Fóruns, Orçamento Participativo, entre outras formas de inserção da sociedade civil nas políticas habitacionais, garantindo assim maiores resultados a todos.

Depois desta participação eficiente, alguns programas do governo começam a ser executados e este profissional atua principalmente através do Trabalho Técnico Social (TTS), que possui “instrumentos capazes de viabilizar a participação e organização dos moradores, estimulando a correta ocupação do espaço coletivo, gerando o compromisso com a conservação e manutenção dos imóveis” (LORENZINE, 2012, p.7).

O TTS conta com o apoio da CAIXA e de acordo com o seu Caderno de Orientação Técnico Social (COTS) no Anexo II, existem diversas ações a serem realizadas, como o acompanhamento das obras; integração com o entorno; convivência com o meio ambiente; fortalecimento de valores; ações para redução do analfabetismo; capacitação profissional entre outros.

O Assistente Social participará do diagnóstico das necessidades da população, já que muitos nunca viveram em um condomínio, por exemplo. Sendo necessária uma conscientização sobre a boa vizinhança e a preservação das instalações, além de outras formas de desenvolvimento pessoal e coletivo.

O protagonismo do usuário através dos programas do governo também pode existir através da utilização de mutirão, que de acordo com o COTS, é uma cooperação mútua entre as pessoas para a construção de suas próprias moradias, reduzindo custos e gerando novas oportunidades.

Logo o profissional de serviço social atua informando sobre as diversas formas de mudar a realidade habitacional das pessoas e ainda auxilia na perenidade daqueles que conseguiram suas próprias casas, através de atividades que promovam o bem-estar entre os indivíduos, conscientizando sobre direitos e deveres, promovendo a igualdade e dissipando as injustiças.

 

Autora: Joyce Costa Figueiredo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Notícias

Geisi Lisboa desde 4 anos já tinha inspiração para música

  Ser inspirada aos 4 anos para sua vocação é fundamental para um crescimento com CRISTO . Foi assim que começou a carreira de música da Can...

Saiba mais !